terça-feira, 1 de novembro de 2011

Como me posiciono diante das novas didáticas/didática tradicional?


Na didática tradicional o professor tem a função de transmitir o conhecimento ao aluno que é menos autônomo e esta inserido num meio automático de aprensão do conhecimento, nas novas didáticas o aluno aprende a construir o conhecimento de forma coletiva, trocando informações entre si. No entanto, com as novas didáticas
o professor pode acabar perdendo o controle da turma, sendo necessário um equilíbrio entre a didática tradicional e as novas didáticas para manter esse controle sem que o aluno perca sua autônomia. Ao meu ver, as novas didáticas trazem muitas vantagens ao educador e permite que os alunos experimentem novas ferramentas na construção do próprio conhecimento, além de se prepararem melhor para o mercado de trabalho, onde terá que,obrigatoriamente trabalhar de forma coletiva, sempre em busca de novas soluções para problemas comuns na vida profissional e social, além de preparar pesquisadores para a vida acadêmica. No entanto, as novas estratégias de ensino devem estar mescladas com métodos mais tradicionais de ensino, usando métodos clássicos de avaliação e mantendo assim um maior controle da turma em momentos de maior dispersão do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário